Acesso

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Reportagem sobre Gestação Saudável na 115° edição da Revista South Star!!!



Dr. Vivian Ramos Pagliani
Nutricionista CRN2 9124
Centro Ortomolecular Integrado
Vita Naturalis
Rua André Poente, 78 - Bairro 
Independência - Porto Alegre/RS
www.vitanaturalis.com.br






Um dos momentos mais lindos, e também mais esperados, da vida de uma mulher é quando chega a hora de ser mãe. Nesse período da gestação é importante um acompanhamento nutricional e um bom pré-natal, pois a mulher pode engordar muito, o que é prejudicial para ela e o feto. Pois o excesso de peso facilita aparecimento da de algumas doenças como: hipertensão (aumento da pressão), diabetes gestacional, e complicações no pós-parto. Todos nutrientes são necessários em uma mulher gestante. Porém, ela precisa de maior quantidade de alguns deles.

Ácido Fólico: essa vitamina do complexo B é essencial para odesenvolvimento adequado do cérebro e da medula espinhal.
 
Cálcio: fundamental para formação dos ossos e dos dentes do feto e importante para produção do leite materno.
 
Ferro: é fundamental para produção de hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio para as células tanto da mãe quanto do bebê, nesse período o volume de sangue da mulher aumenta, então é necessário de um aporte maior.
 
Vitaminas C: é responsável pela absorção do ferro.
 
Vitamina D: Importante para absorção do cálcio.
 
Proteína: Muito importante, pois as células do feto e as da placenta são formadas de proteínas. Importante a ingesta de alimentos com fonte de Ômega 3 para a formação do sistema nervoso central em bebês. Muito importante a ingesta de fibras, pois nesse período pela desregulação hormonal o intestino tende a não funcionar adequadamente.
 
Atenção!!! Não é recomendada a ingestão de vegetais crus pelo risco da gestante contrair toxoplasmose. O consumo de álcool também é terminantemente proibido, pois pode ocasionar má-formação no feto, sobrepeso e até diabetes gestacional. Por fim, é indispensável durante a gestação a ingesta de água, pelo menos 8 copos por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário