Acesso

quarta-feira, 13 de março de 2013

Estratégias nutricionais para ganho de massa muscular

Hoje em dia é muito comum procurar academias para ter um corpo definido ou perfeito. Isso quer dizer menos gordura e mais músculo, porém para conseguir chegar nesse resultado é muita disciplina tanto na atividade física como na alimentação. É preciso passar por algumas etapas na alimentação para alcançar o objetivo.

 
- Distribuição de calorias ao longo do dia: muito importante não pular refeições, ou seja, alimentar-se a cada três horas não ultrapassando esse tempo;


- Consumo de Carboidratos: Muito importante, porém alimentos à base de farinha branca e açúcar em excesso viram gordura corporal, por isso esses alimentos devem ser dosados por um nutricionista de acordo com tipo de atividade ou objetivo. Importante são os carboidratos complexos nas versões integrais ou grãos integrais.

 
- Consumo de Proteínas: é importante variar os tipos de proteínas. Porém a melhor opção para ganho de massa muscular são as proteínas magras em quantidades orientadas pelo nutricionista, pois ela serve de substrato à fibra muscular.

 
- Diminuição de Sal: tanto o sal branco em excesso como os alimentos ricos em sal e/ou sódio, como industrializados e entre outros, causam retenção hídrica o que acaba prejudicando a definição muscular.


- Bebida alcoólica: é muito calórica, além de tudo isso, o álcool retém líquidos no corpo, dando aspecto de inchaço, por isso é importante evitá-lo ao máximo.


- Diuréticos naturais: às vezes é necessário pela retenção hídrica. Existe em forma de chás ou manipulados em cápsulas, porém devem ser consumidos orientados por um profissional nutricionista, pois seu excesso pode comprometer a função renal.

 
- Alimentação à noite: nosso metabolismo à noite está diminuído. Deixe a parte da noite para consumir alimentos ricos em proteínas magras com lenta absorção e carboidratos com teor de fibras ou grãos integrais e gorduras boas.

 
- Ingestão hídrica: é um  fator indispensável que deve ser fracionado ao longo do dia de acordo com as calorias da dieta fornecida.

- Intestino e rins: importante um bom funcionamento intestinal e renal diário, pois, intestino preso e produção de urina diminuída, causa inchaço e acumulo de peso.

 
Importante lembrar que muitas vezes o uso de suplemento alimentar é importante para atingir as quantidades de nutrientes necessárias. Porém o uso desses suplementos deve sempre ser orientado por um profissional nutricionista de acordo com as necessidades individuais, pois o uso inadequado ou a escolha inadequada do produto pode ser prejudicial à saúde.

Um comentário:

  1. E o melhor de tudo é que com o acompanhamento da nutri, que me ensinou a comer bem, tirando tudo que precisamos dos alimentos percebi a economia na suplementação, o que agente as vezes acha que precisa e consome em exagero, colocando uma grana fora, porque sai no xixi, isso é lamentável!!! O correto é comer bem, nas horas corretas e suplementar o necessário. A economia em suplementação é certa! Vale muito o tratamento com a dieta e acompanhada. Bjão a todos e vamos fazer a coisa certa!

    ResponderExcluir