Acesso

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Alimentação Inverno x Sistema Imune

Com a chegada do inverno é muito importante prepararmos nosso sistema Imunológico, pois o frio está começando a aparecer. O resultado dessa rápida mudança de temperatura está nos aparecimento de resfriado, gripe e alergias respiratórias. Por isso é muito importante se prevenir e investir em uma alimentação adequada para aumentar a imunidade e ficar longe desses problemas. Vamos então, dar atenção para alguns alimentos em especial.

Probióticos: Nosso sistema imunológico está ligado ao intestino. É nele que se encontra a maioria das células de defesa do organismo. Por isso, é importante o intestino estar saudável. O que aumenta o número de bactérias boas no organismo são os lactobacilos. Encontrado no iogurte fermentado que tem no mercado, mas nem todo mundo pode consumir, pois esses produtos que tem leite de vaca aumenta o muco em pessoas com bronquite e renite. Por isso não é indicado para todo mundo. A melhor opção é cápsula de lactobacilos. Sempre com orientação do nutricionista pelo tipo e quantidade que deve ser consumido.  
Alho: tem alicina altamente antioxidante, faz com que melhore a reposta imunológica. Melhor forma é consumir cru. Coloque no final da preparação, pois da uma refogada baixa, fazendo com que diminua as perdas de nutrientes. Reduz colesterol, anti-inflamatório, Hipotensor (afina o sangue) bom para hipertensão.
Zinco: baixo no sangue significa sistema imunológico baixo. É muito importante está presente na alimentação. Semente de abóbora é rica em zinco.
Mel e limão: combinação comum para resfriado. Limão é rico em vitamina c é altamente oxidante tem oxido cítrico. Funciona como antibacterícida. Bom para temperar salada ou como limonada sem açúcar. Mel é um antibiótico natural para dor de garganta. Funciona como prébiotico (alimento das bactérias boas do intestino), ajudando aumentar sistema imune. Deve consumir 1 colher de mel por dia. Contra indicado para diabéticos.
Chá verde: rico antioxidante e termogênico. Ajuda na resposta imunológica. Ótima opção para o inverno, pois se diminui a quantidade de líquido no inverno, porém o corpo sente sede. Por isso é importante, pois além de suas propriedades ajuda como líquido. É indicado consumir a erva do chá verde e não em saquinho. Não deve consumir pessoas com problema de tireoide ou Hipertensão.
Gengibre: é expectorante natural, mastigar é muito bom para garganta e para sistema digestivo, pois melhora a digestão. Pode ser colocado na salada, sopa e fazer chá de gengibre.
Castanhas e Nozes: são ricos em minerais, vitaminas e contém gordura Insaturada (gordura boa) como w3 e w6, que ajudam na resposta imunológica. Bom para evitar gripes e resfriado. Porém deve ser consumido com moderação.  
Vegetais como: cenoura, couve e tomate são ricos em betacaroteno que se transforma em vitamina A no organismo. O que é altamente antioxidante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário