Acesso

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Alimentação na Gestação

Durante a gravidez é importante um acompanhamento nutricional e um bom pré natal, pois a mulher pode engordar muito, o que é prejudicial para ela e o feto. Pois o excesso de peso facilita aparecimento da hipertensão (aumento da pressão), diabetes gestacional, e complicações no pós parto. Todos nutrientes são necessários em uma mulher gestante. Porém, ela precisa de maior quantidade de alguns deles, como:

Ácido Fólico: essa vitamina do complexo B é essencial para o desenvolvimento adequado do cérebro e da medula espinhal. Fontes: Abacate, amora, arroz integral, couve, feijão, espinafre, nozes, ovos entre outros.  

Cálcio: fundamental para formação dos ossos e dos dentes do feto e para produção do leite materno. Fontes são: leite, queijo, iogurte, brócolis, folhas verdes escuras, bebida de soja (enriquecida de cálcio). 

Ferro: é fundamental para produção de hemoglobina, que é responsável pelo trasporte de oxigênio para as células tanto da mãe quanto do bebê. Durante a gestação, o volume de sangue da mulher aumenta, por isso é necessário doses extras de ferro. Fontes: Feijão, carnes vermelhas, ovos, peixes.

Proteína: as céulas do feto e as da placentas são formadas de proteínas. Por isso, é importante durante a gravidez, o consumo maior de proteína. Fontes: Origem animal: carnes (incluindo aves e peixes), iogurtes, leites, ovos, queijos. Origem vegetal: cereais integrais, ervilha, feijão, grão de bico e lentilha. 

Vitaminas C: é responsável pela absorção do ferro. Fontes: Frutas cítricas (laranja, acerola, abacaxi, limão, etc..), brócolis, couve, kiwi, morango, pimentão, repolho e tomate. 

Vitamina D: Principal função é abosroção do cálcio. Fonte: A luz solar é a principal fonte para produção de vitamina D. Alimentos ricos em vitamina D: manteiga ou margarina enriquecida, ovos, peixes gordurosos.

Lembrando que é indispensável durante a gestação a ingesta de água, pelo menos 8 copos por dia.

Fonte: Nutricionista Vivian Ramos Pagliani -CRN2 9124

Nenhum comentário:

Postar um comentário