Acesso

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Frutas secas na dieta

Foi mostrado no Jornal Hoje uma reportagem sobre as frutas secas. Elas estão em alta nas dietas. Embora sejam um pouco mais calóricas que as frutas na forma natural, preservam substâncias que fazem muito bem à saúde.

A ameixa preta, por exemplo, é uma excelente fonte de ferro, que ajuda no combate à anemia. O damasco é rico em betacaroteno e vitamina A, que faz bem para a visão, pele e cabelo. A uva passa e a banana passa têm magnésio, que ajuda no funcionamento do fígado. A maçã é rica em antioxidantes, que protegem o corpo contra a ação dos radicais livres, associados a processos degenerativos.

As frutas secas passam por um processo de desidratação, ou seja, perdem água e por isso o tempo de conservação é maior, já que microrganismos como fungos e bactérias têm dificuldade para sobreviver. "O prazo de validade, em média, é de seis meses. O importante é que você pode manter a temperatura ambiente, não precisa guardar em geladeira", explica a nutricionista Ana Lúcia Corrêa.

Só tome cuidado para não exagerar, porque as frutas secas são bastante calóricas. Uma porção tem em média 70 calorias. Você pode variar e comer damasco, ameixa preta e uva passa. Quanto mais variado, mais rico em nutrientes", aconselha a nutricionista.

Para quem quer perder peso, uma sugestão é misturar uma porção de frutas secas num copo de iogurte e tomar à tarde. A receita ajuda a controlar a vontade de comer doce. A nutricionista explica: "Ele tem criptofano, substância que dá saciedade e relaxamento, inibindo aquela vontade de comer doce no fim da tarde".

Complemento que são importantes na dieta, pois fornecem grande quantidade de fibras o que ajuda para o bom funcionamento do intestino. (Nutricionista Vivian Ramos Pagliani)

Nenhum comentário:

Postar um comentário