Acesso

sexta-feira, 15 de julho de 2011

ALIMENTAÇÃO PARA TODA A VIDA


Comer não deve ser um ato automático, como respirar ou caminhar. É preciso ter atenção ao que se ingere, a fim de evitar excessos que sobrecarreguem o organismo, seja de impurezas ou mesmo de vitaminas, e dosar os nutrientes para uma vida saudável. Por isso, a palavra dieta" não deve ser encarada como algo restritivo e de curta duração. A reeducação alimentar de hoje trará mais bem-estar no futuro: trata-se de uma evolução pessoal em busca de uma maior qualidade de vida.

Entre os alimentos, muitos são aliados da boa forma e da saúde, e por conta disso podem constar na alimentação de crianças, adultos e idosos. São frutas, verduras, legumes, carnes e gorduras (sim, elas também são essenciais para uma boa nutrição) que fazem a diferença. Se tiver dúvidas a respeito de quanto consumir e do precisa fazer para ganhar mais disposição e equilíbrio orgânico, procure um nutricionista e esclareça-as. Essa é a melhor forma de sentir-se melhor consigo mesmo. Afinal, a gente é o que a gente come.

Aveia:
Ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e já é reconhecido pala agência americana de controle de alimentos e remédios (FDA) como redutor de risco de doenças cardíacas.

Alho:
Reduz a pressão arterial, protege o coração, diminui a taxa de colesterol ruim e aumenta a de colesterol bom (HDL). Sua capacidade de prevenir a aparição de tumores malignos já está sendo pesquisada.

Azeite de oliva:
Reduz o LDL. A substituição de manteigas e margarina por esse alimento pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração.

Castanha-do-pará:
Ganhou selo de redutor de doenças cardiorrespiratórias pela FDA. Com as mesmas propriedades podem ser mencionados a noz, o pistache e a amêndoa.

Chá verde:
Auxilia na prevenção de tumores malignos, doenças do coração e obesidade.

Maçã:
Ajuda a prevenir tumores malignos. Assim como todas as frutas, ela evita o aparecimento de doenças oculares e auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sangüínea. 

Peixes:
Alguns peixes, como é o caso da sardinha, do salmão e do bacalhau são ricos em ômega 3. Por esse motivo, ajudam na prevenção de infartos e derrames. Os peixes em geral reduzem a probabilidade de dores provocadas por artrite, melhoram depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer.

Soja:
Reduz o risco de doenças cardiovasculares, o nível de colesterol ruim, ameniza os incômodos da menopausa e previne câncer de mama e cólon.

Tomate:
Ajuda na prevenção do câncer de próstata. A ingestão semanal de dez colheres de molho de tomate ajuda a reduzir em até 50% o risco de mais de dez tipos de câncer, entre eles, o de próstata.

Vinho tinto ou suco de uva:
A uva vermelha, componente do vinho tinto, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias prevenindo doenças do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário