Acesso

sábado, 16 de julho de 2011

Nutrição aplicada a Estética

Com o amplo crescimento na área de nutrição, podemos avaliar a conduta nutricional com vários aspectos estéticos o que chamamos de nutrição aplicada a estética como por exemplo: tratamento de pele (acnes, celulite, envelhecimento, flacidez, gordura localizada, entre outros).

Cada vez mais as mulheres estão buscando sua boa forma para se manter mais bonitas e tratar suas desordens estéticas que mais preocupam.

Conduta Nutricional
Primeiro passo importante é que o intestino esteja em bom funcionamento. Para isso devem-se incluir na alimentação, cereais integrais e grãos integrais, frutas, verduras e legumes variados, além de um grande consumo de água. Em alguns casos pode ser necessário um tratamento com lactobacilus orientado por um nutricionista.

Outro passo importante quando se fala em estética é tratar a parte inflamatória com base em uma alimentação voltada com alimentos que ajudam como anti-inflamatórios, uma vez que a alimentação habitual (carnes gordas, leite integral, alimentos refinados, doces, bebidas alcoólicas, embutidos e enlatados), são pró-inflamatórios, ou seja, favorecem o aparecimento da inflamação. Vale lembrar que a inflamação contínua (crônica) pode causar alterações celulares, e contribuir para o surgimento de algumas doenças.

Os principais alimentos anti-inflamatórios são:

- Ômega 3: encontrados nos peixes que são fontes de proteínas magras, importante serem feitos em preparações adequadas (grelhados, ensopado com legumes e etc.). No caso dos peixes de água salgada e profunda (salmão, atum, sardinha e etc.), podemos aproveitar a grande quantidade de Ômega 3 que eles possuem. A Linhaça também deve ser consumida diariamente na forma adequada, gergelim, rico em cálcio e fósforo, e gordura de boa qualidade. O gérmen de trigo tem ação protetora contra a poluição. Quinua excelente fonte de proteínas, gorduras boas, grande quantidade de vitaminas, fibras e minerais.

-Hortaliças: As hortaliças são fontes indispensáveis de muitas vitaminas, minerais e fibras. Os folhosos de cor verde-escuro são riquíssimos em nutrientes que combatem a inflamação e os radicais livres. Hortaliças de cor alaranjada são fontes de betacaroteno, um excelente antioxidante. O ideal é que se faça um rodízio das hortaliças, para que se consiga uma maior quantidade de nutrientes.

-Frutas: Assim como as hortaliças é importante que haja uma variação constante das frutas consumidas. Frutas cítricas são fontes de vitamina C que atua como antioxidante e ajuda na parte imunológica. Frutas vermelhas além da ação antioxidante atuam também contra a inflamação.

- Oleaginosas: As castanhas de caju, castanha do Pará, amêndoas, nozes, são alimentos ricos em selênio, que atua como antioxidante, além de possuírem gorduras benéficas.

Não se pode falar de estética sem citar a importância da ingesta de água diariamente, pois favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele e garante a sua hidratação. Além disso, estimulando o trânsito intestinal e eliminando as toxinas do organismo impedindo que o seu acúmulo seja refletido na pele.

Importante junto a alimentação os tratamentos estéticos (drenagem linfática, massagem modeladora e etc.) e atividade física. Procurando um nutricionista, capacitado nessa área pode contar com os benefícios da fitoterapia, que tem grandes benefícios em tratamentos estéticos.
 
Fonte: Nutricionista Vivian Ramos Pagliani - CRN2 9124

Nenhum comentário:

Postar um comentário