Acesso

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Importância de comer várias vezes ao dia

Quando ficamos muito tempo sem nos alimentarmos, o metabolismo se torna lento, e nosso organismo entende que ficará um longo período em jejum. Desta forma, toda fonte de energia é armazenada como reserva de gorduras como um sinal de alerta, o que acarretará o ganho de gordura.

Além disso, nosso organismo precisa de energia para manter os níveis de glicemia estáveis, provocando a sensação de fome. Se o período de jejum se prolongar, a fome acaba diminuindo devido à utilização de massa muscular como fonte de energia, o que não é desejável a nenhum indivíduo, pois acaba perdendo massa magra que não é o objetivo. A tendência, nessa situação, é comer três vezes a mais para recuperar a glicemia.

Estudos indicam que alimentar-se a cada 3 horas provoca uma redução da capacidade do estômago, diminuindo a ingestão calórica e, conseqüentemente, promovendo a perda de peso. Alimentar-se de cinco a seis vezes ao dia faz com que o organismo tenha que trabalhar mais para metabolizar os nutrientes, ou seja, ocorre uma aceleração do metabolismo, facilitando a perda de gordura. Apenas o ato de mastigar, engolir, digerir, absorver e transportar nutrientes gera gasto energético.

Realizar várias refeições ajuda também a manter o controle do apetite, evitando os exageros e o comer compulsivamente. Em pouco tempo, a pessoa adapta-se e se sente mais saciada com porções menores de alimentos.

Procure um nutricionista para adequar sua alimentação às suas necessidades, distribuindo os alimentos nas refeições ao longo do dia de acordo com sua realidade.
 

Lembrando que o grande sucesso do emagrecimento é uma dieta bem equilibridada com nutrientes importantes para as funções do organimos e ajudar a acelerar o metabolismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário