Acesso

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Alimentos termogênicos

Alimentos termogênicos são aqueles que aceleram o metabolismo, ou seja, ao comer esses alimentos o organismo gasta mais energia e, consequentemente, ajuda na queima de gordura armazenada. Porém, para que esses alimentos ajudem na queima de gordura e consequentemente ajudem para emagrecer, eles devem ser consumidos na quantidade ideal diariamente. Para conseguir uma queima de gordura maior ainda, é importante ser consumidos antes da atividade fisíca (pelo menos 30 min antes). Lista de alguns alimentos termogênicos:

- Gengibre: é responsável por cerca de 10% do gasto total de energia do organismo, ajudando a queimar caloria. Acelera metabolismo e aumenta a temperatura corporal, o que facilita a queima de gordura. Pode ser ingerido puro, como chás, sucos, tempero de salada e outros alimentos.

- Pimenta: a ação termogênica se deve principalmente à substância capsaicina, que dá o sabor picante. Ela faz aumentar a quebra de gordura no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20%  o gasto energético se consumida na quantidade ideal. Pode ser usada na versão líquida ou em pó desidratada.

- Chá Verde: possui substâncias chamadas xantinas que ajudam para acelerar metabolismo e aumentar a temperatura corporal. Porém, para fazer o efeito desejado nunca deve ser fervida as folhas e sim deixar em infusão de 2 a 3 minutos.

- Canela: também é um poderoso termogênico, pois aumenta o metabolismo basal e ainda possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagecimento. Deve ser usada na versão pó e pode ser colocada no leite desnatado, ou como complemento em cima de frutas assadas, como maçã e banana.

Importante lembrar, que esses alimentos apesar de naturais, não devem ser consumidos por hipertensos, cardiopatas, gestantes e lactantes. E sempre ser avaliado por um profissional que faça uma avaliação nutricional, para que esses não sejam consumidos em doses exageradas para não trazer risco a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário