Acesso

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Berinjelas Recheadas e gratinadas

Indico hoje, uma deliciosa receita prática para fazer final de semana, com vários nutrientes importantes para a saúde.



Berinjelas recheadas e gratinadas

Ingredientes (2 porções):

- 2 berinjelas pequenas (ou 1 grande)
- 1 tomate maduro
- 1/2 cebola
- 1 dente de alho
- 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
- 100g de carne picada
- sal e pimenta a gosto
- 1 colher de sopa de salsa picada
- 50gr de queijo mozarella light ralado em fio

Modo de preparo: Lave bem as berinjelas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Com a ajuda de uma colher escave o interior da berinjela de modo a retirar a maior parte da polpa mas sem rasgar a casca.
Pique a polpa da berinjela em pequenos pedaços, assim como a cebola e o dente de alho. Pele o tomate e retire-lhe as sementes e pique-o também em pequenos pedaços.
Leve um tacho ao lume com o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte depois a berinjela, o tomate e a carne picada. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando até a carne estar macia, cerca de 10 minutos. Junte a salsa picada e envolva bem. Recheie as berinjelas com este preparado e cubra depois com o queijo ralado. Coloque as berinjelas recheadas num tabuleiro ou prato de ir ao forno (forre com papel de alumínio) e leve a forno quente (180ºC) durante 30 a 40 minutos, até a berinjela estar cozinhada e o queijo derretido.

Benefícios:
Berinjela é um alimento rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B3. É também uma importante fonte de betacaroteno. Possui uma boa quantidade de sais minerais, tais como, potássio, cálcio, ferro cobre e magnésio. É um fruto rico em proteínas. Estudos recentes apontam que a berinjela é um ótimo alimento, cujo consumo ajuda a reduzir o colesterol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário