Acesso

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Não abuse do sal !!!


O sal contém iodo, substância essencial para o organismo se prevenir de doença como o bócio. Porém, ele também é rico em sódio, mineral que consumido em excesso eleva a pressão arterial, reponsável pelo aumento das doenças circulatórias e cardiacas.

Muito que consumimos de sal vem do consumo de alimentos industrializados de fácil acesso, como por exemplo: queijos, molhos de tomate, comidas congeladas, fast food, biscoitos, enlatados, embutidos. Cuidado com temperos industrializados,  devido ao excesso de sódio não devem fazer parte da rotina alimentar. Por isso, devemos controlar ele na alimentação, pois boa parte já contém.

O recomendando pela Organiação Mundial da Saúde, é de apenas 1 colher de chá por dia, acrescentado na aliementação para promover a saúde. Oriento temperos poderosos e deliciosos para subistituição do sal.

Alho: é um analgésico e anti-inflamatório, auxilia no tratamento de hipertensão, diminuição do colesterol ruin (LDL) e combate a formação de coágulos no sangue. Por isso, protege contra doenças cardiovasculares. O ideal é consumir fresco, logo após picado ou amassado, pois o processo ajuda a liberar substância antioxidante.

Azeite extra - virgem: principais beneficíos são a proteção contra cançêr e doenças cardíacas. Ele é rico em gordura monoinsaturada, que regula as taxas de colesterol, e possui antioxidantes, como a vitamina E, anticancerígena e protetora da pele.

Limão: rico em vitamina C, fortalece as defesas do organismo, prevenindo gripe e resfriado. Também é bactericida e elimina toxinas do organismo.

Salsa: é diurética natural e melhora a digestão e a circulação.

Iogurte: é rico em cálcio e protege os ossos. Prefira os desnatados, que contêm bem menos gorduras.

Vinagre: Controla a pressão e previne infecções no estômago, pois é bactericída. Prefira vinagres produzidos a partir de vinho ou da maçã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário