Acesso

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PODER DA SOJA

A soja pode ser muito útil para as mulheres durante o climatéro e a menopausa. Ela contém fitoestrógenos, substâncias naturais produzidas por grãos e brotos, que atuam de maneira semelhante à dos estrógenos (Hormônios feminino). Além disso, a soja é composta de proteína de alto valor biológico,  que é importante na construção e manutenção muscular. Contém óleos insaturados que ajudam a proteger doenças cardiacas. Contém vitaminas e minerais com alto poder antioxidante, que atuam na prevenção de doenças degenerativas, como vários tipos de cançêr.

Poder das Isoflavonas

Durante a fase do climatério (que abrange a menopausa), ocorre uma grande diminuição na produção de hormônios femininos. Como os fitoestrógenos da soja atuam de maneira semelhante á dos hormônios femininos, eles podem ser ultilizados para fazer reposição hormonal naturalmente.
De acordo com pesquisas feitas, as isoflavonas presentes no grão da soja, no tofu diminuem os calores típicos da menopausa. Já nos homens, as isoflavonas atuam como prevenção do cançêr de próstata.

Como consumir

A soja pode ser consumida em grãos (cozida como feijão ou fria como salada), processada como proteína texturizada de soja, e usada em substituição à carne em cozidos, guisados, estrgonofe, almôndegas, hambúrguer. Em pó, como farinha e extrato. Em forma de queijo (tofu), pasta para sopa (missô) e molho (shoyu). A farinha, o extrato e o kinako, entram  no preparo de pães, tortas, granolas, doces, vitaminas e iogurtes. O leite de soja, suco de soja também é usado.

Atenção com o molho shoyu, deve ser consumido moderadamente, pois contém muito sódio o que faz mal para saúde em excesso. Quando for usar o shoyu, não ultilize sal.

Soja cozida com legumes

Ingredientes: (6 porções)
- 1 colher(es) (sobremesa) de azeite de oliva
- 2 colher(es) (sopa) de cebola picada
- 1 dente(s) de alho amassado(s)
- 40 gramas de abobrinha picada(s)
- 1/2 unidade(s) de cenoura picada(s)
- 1 xícara(s) (café) de água
- sal
- pimenta-do-reino branca
- 1/2 unidade(s) de tomate picado(s)
- 2 colher(es) (sopa) de salsinha
- 2 colher(es) (sopa) de grãos de soja cozida(s)

Modo de preparo:
Refogue no azeite, a cebola e o alho. Junte a abobrinha e a cenoura e continue refogando. Acrescente a água, o sal e a pimenta e cozinhe em fogo baixo. Quando a cenoura já estiver macia adicione o tomate, a salsinha e a soja cozida e deixe cozinhando por mais 2 minutos. Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário